Beato, António Moreira

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
António Moreira Beato (1860-1937)

Beato, António Moreira (N. Sousel, 1860; ob. ?, 1937). Área: Farmácia Galénica. Docente: Escola de Farmácia anexa à Escola Médico‑Cirúrgica de Lisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Dirigente de: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Docente de: Farmacotecnia (UC), Zoologia Farmacêutica (UC), Bromatologia (UC), Física Farmacêutica (UC). Aluno: Escola de Farmácia anexa à Escola Médico‑Cirúrgica de Lisboa. Curso: Farmácia (PE). Grad.: Escola de Farmácia anexa à Escola Médico‑Cirúrgica de Lisboa (?). Profissão: Professor de liceu. Cargo(s): Secretário da Morgue de Lisboa (?, ?, ?).


Índice

Formação

Concluiu os preparatórios de Medicina na Escola Politécnica e frequentou o 1.º ano do curso médico em 1889, cuja matrícula chegou a encerrar. Em 1897 ainda terá pensado em fazer exame de Anatomia, mas acabou por desistir. Entretanto, em 1893, inscreveu‑se no 1.º ano do curso de Farmácia (1.ª classe) da Escola Médico‑Cirúrgica de Lisboa, que só viria a concluir em 10‑VII‑1902, apesar de se ter inscrito várias vezes para exame desde 1895. Também concluiu o curso de Química da Escola Industrial de Marquês de Pombal.

Docência

Nomeado professor proprietário da Escola de Farmácia de Lisboa em 1903. Regeu a cadeira de Farmacotecnia e os cursos de Zoologia Farmacêutica, Análise bromatológica e Física farmacêutica.

Investigação

Foi director do Laboratório de Farmácia Galénica, mas desconhece‑se qualquer investigação, para além da que conduziu à tese de concurso para professor proprietário.

Administração

Foi secretário da Escola de Farmácia e depois da Faculdade durante largos anos, até 1926. Nesta data foi nomeado director, cargo que manteve até à aposentação.

Outras

Foi professor do Liceu Camões e de vários colégios.

Publicações

Só se conhece a existência da tese de concurso para professor proprietário: Iodo ‑ Estudo d'algumas das suas preparações pharmaceuticas e de processos de o obter. Tese conc. Lisboa: Tip. do Comércio, 1903.

Bibliografia

Beato (António Moreira). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédica, 1935‑1960. Vol. 4. p. 4 (R.).



Autor: José Pedro Sousa Dias

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas