Colecção da Fototeca

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
'Parque da Cidade na Serra da Estrela' (1940), Professor Orlando Ribeiro (Fotos: CTeixeira, cortesia Fototeca/IGOT)

Colecção da Fototeca (séc. XX). Colecção composta por espécimes fotográficos com origem no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, criado em 1943, por Orlando Ribeiro(1911- 1997).. Tipo: Colecção documental. URL: http://www.igot.ul.pt. Tutela: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Origem: Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Cobertura: séc.XX. Data: 1943. Dimensão:57 973 espécimes fotográficos. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A Colecção da Fototeca está localizada no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), embora não exista qualquer referência da mesma nos seus estatutos publicados no Diário da República, 2ª série, nº 204, de 21 de Setembro de 2009.


Na UL desde 1943.

Nota Descritiva e Histórica

A Fototeca é um núcleo especializado, integrado nas infra-estruturas e equipamentos de apoio ao ensino e à investigação, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). O IGOT é herdeiro do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG), criado em 1943, pelo Professor Orlando Ribeiro.

O acervo da Fototeca é composto por 57 973 espécimes fotográficos, essencialmente do território nacional e ultramarino, no âmbito da geografia física e humana, e onde se distinguem as colecções de slides, a fotografia a P&B e, um importante núcleo de 2075 postais ilustrados do Professor Orlando Ribeiro (1911- 1997), recolhidos durante as suas viagens pelo país e estrangeiro, um espólio doado ao IGOT em 2005, pela Professora Suzanne Daveau, esposa do Professor Orlando Ribeiro.

Os espécimes encontram-se balizados entre a década de 40 e 90 do séc. XX, e correspondem ao trabalho de campo desenvolvido pelos principais investigadores do Centro de Estudos Geográficos (1943), entre eles e alguns já mencionados: Orlando Ribeiro; Raquel Soeiro de Brito; Ilídio do Amaral; Suzanne Daveau e Jorge Gaspar. Faz igualmente parte do seu acervo um espólio de 3 filmes em suporte BRS e 9 em VHS, onde se destacam as películas, o “Vulcão dos Capelinhos” e a “Erupção da Ilha do Fogo”.

Relevância

As espécimes da Fototeca assumem uma relevância muito importante enquanto manancial de informação gráfica e fotográfica, primordial para a história, geografia e geologia dos territórios, assim como para o património industrial, resultante de campanhas fotográficas e trabalhos de investigação desenvolvidos pelos principais investigadores do Centro de Estudos Geográficos, acervo agora pertencente ao IGOT.

Utilização

Os espécimes fofográficos são utilizadas no ensino, mas sobretudo na investigação, nomeadamente em dissertações de mestrado e teses de doutoramento.

Estado do inventário

O acervo de slides encontra-se inventariado em formato digital e a fotografia a preto e branco, a grande maioria em suporte de papel. A coleçcão de postais ilustrados do Professor Orlando Ribeiro está associada a uma base de dados. O inventário da Colecção da Fototeca não está acessível online.

Documentação

A fototeca dispõe de arquivo com as fichas da colecção, passível de consulta no local.

Pessoal

Existe um responsável científico (Dr. Mário Neves) e uma responsável técnica (Dra. Rute Andrea da Costa Vieira).

Bibliografia

1. M.Neves, R.Vieira, 'Nota sobre colecção de postais ilustrados do Professor Orlando Ribeiro', Finisterra (2008), XLIII, 85, pp. 139-143.

2. Projecto de Desenvolvimento Científico e Pedagógico do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT-UL), baseado no Programa de Instalação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Conselho Geral da Universidade em 7 de Novembro de 2008, in: http://www.igot.ul.pt/portal/page_pageid=407,1069775&_dad=portal&_schema=PORTAL.



Autor: Catarina Teixeira com o apoio de Rute Vieira (Fototeca/IGOT)


Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção da Fototeca

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Factos sobre Colecção da FototecaFeed RDF
Coberturaséc.XX  +
Data inicial1943  +
DenominaçãoColecção da Fototeca (séc. XX)  +
DescriçãoColecção composta por espécimes fotográficos com origem no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, criado em 1943, por Orlando Ribeiro(1911- 1997).
Dimensão57 973 espécimes fotográficos  +
ImagemFototeca.JPG  +
Originado emCentro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa  +
Possuí­do porUniversidade de Lisboa  +
Tem assuntoPatrimónio Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa  +
Tipo de colecçãoColecção documental  +
Tutela actualInstituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa  +
URLhttp://www.igot.ul.pt  +
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas