Colecção de Boletins Meteorológicos

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Pormenor de um boletim meteorológico de Portugal Continental e Ilhas do dia 2 de Janeiro de 1968, editado pelo Serviço de Meteorologia Nacional - designação à época do actual Instituto de Meteorologia (Fotos: C. Teixeira, Mapoteca_IGOT).

Colecção de Boletins Meteorológicos (Séc.XX). Colecção com c. de 47 900 boletins meteorológicos diários de Portugal Continental e Insular, de Espanha e de registo mensal para a Agricultura. Tipo: Colecção de investigação. Local.: Mapoteca do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. URL: http://www.igot.ul.pt; http://www.fl.ul.pt/mapoteca. Tutela: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Cobertura: séc. XX. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A colecção está localizada na Mapoteca do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), embora não exista qualquer referência à mesma nos seus estatutos (Diário da República, 2ª série, nº 204, 21-9-2009). A Mapoteca é uma das secções do Centro de Estudos Geográficos (CEG) e possui regulamento próprio.

Na UL desde

1943

Nota Descritiva e Histórica

A colecção dos boletins meteorológicos tem vindo a ser constituída com base num acordo de permuta de publicações estabelecido entre o Centro de Estudos Geográficos e o Instituto de Meteorologia, contando actualmente com c. de 47 900 boletins, guardados e organizados cronologicamente na Sala de Reservas da Mapoteca.

A colecção inclui boletins meteorológicos diários de Portugal Continental e Ilhas, entre 1950 e 2010, verificando-se nos anos mais recentes algumas faltas, em resultado do envio intermitente por parte do I.M relacionado com a reestruturação de que esta instituição tem vindo a ser alvo, nomeadamente quanto à passagem a formato digital dos boletins meteorológicos diários.

Na Mapoteca existem, também, boletins meteorológicos diários de Espanha (1982-1995) e boletins meteorológicos para a agricultura, publicados mensalmente, desde 1972 até à actualidade.

Relevância

Os boletins meteorológicos são uma importante fonte de informação para o ensino e investigação em geografia, e em particular para o estudo da climatologia. De um modo geral, os boletins revelam-se de grande utilidade nas mais diversas áreas científicas, como a engenharia e a conservação restauro de património cultural, onde a análise das alterações climáticas são imprescindíveis para o estudo de comportamento de materiais e a sua degradação.

Utilização

A colecção é utilizada internamente por professores, alunos e investigadores do Centro de Estudos Geográficos estando também acessível aos utilizadores da Mapoteca e ao público em geral.

Estado do inventário

A colecção está inventariada em suporte de papel.

Documentação

Não se registou documentação associada a esta colecção.

Pessoal

Na Mapoteca, existe apenas uma técnica com Mestrado em bibliotecas e documentação(Sandra Fernandes).

Bibliografia

http://www.meteo.pt/ (consultado em 5/05/2011)



Autor: Catarina Teixeira com a colaboração de Sandra Fernandes (Mapoteca/IGOT)


Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção de Boletins Meteorológicos

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas