Colecção de Objectos Naturais do Jardim Botânico

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Exemplar da colecção de Produtos Naturais do Jardim Botânico (foto: Paulo Cintra, cortesia Jardim Botânico/MNHN)

Colecção de Objectos Naturais (séc. XVIII-XX). Colecção composta por materiais naturais e processados, artefactos de origem botânica, como amostras de sementes, frutos, resinas, fibras, cascas de árvores e madeiras, com origem no Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda (séc. XVIII e início do séc. XIX), na Escola Politécnica de Lisboa (1837-1911) e na Faculdade de Ciências (1911-década de 1990). Tipo: Objectos naturais. URL: http://www.jb.ul.pt. Tutela: Departamento de Botânica do Museu Nacional de História Natural. Origem: Museu Nacional de História Natural, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Cobertura: Séculos XVIII-XX. Dimensão:c. 4.000 exemplares. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

O Museu Nacional de História Natural é referido nos Estatutos da Universidade de Lisboa (Despacho Normativo nº 144/92). A colecção não é referida explicitamente no Estatuto do Museu Nacional de História Natural (Despacho nº 11002/2003), embora se mencione o Departamento de Botânica do Museu (que coincide com o Jardim).

Na UL desde 1911.

Nota Descritiva e Histórica

A colecção é composta por materiais naturais e processados, bem como artefactos de origem botânica, nomeadamente amostras de sementes, frutos, resinas, fibras, cascas de árvores e madeiras. A colecção de amostras de madeira, a xiloteca, é bastante significativa. Os espécimens mais antigos têm origem no Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda (séc. XVIII e início do séc. XIX). A colecção foi posteriormente enriquecida com espécimens recolhidos durante o período da Escola Politécnica (1837-1911) e Faculdade de Ciências (1911-década de 1990), até à actualidade.

Relevância

Muitos jardins e museus botânicos de universidades europeias possuem colecções deste tipo, constituídas a partir de recolha de exemplares para investigação e, frequentemente, de ensino. A relevância nacional e internacional desta colecção está directamente associada ao seu valor científico de per se, isto é constitui uma colecção de referência para este tipo de materiais. Esta colecção tem a particularidade de ser sobretudo constituída por espécimens da flora portuguesa e das ex-colónias portuguesas, resultando da implementação da missão de colecção pertencente a um museu nacional. Possui igualmente um número considerável de espécimens provenientes do Oriente (India e China). Para além da sua importância como arquivo científico, a colecção é muito relevante do ponto de vista histórico, visto que muitos espécimens foram recolhidos durante expedições científicas setencentistas e oitocentistas. Finalmente, os espécimens possuem uma grande beleza ao nível da sua cor, forma, estruturas e texturas. Formando um todo consistente e coerente do ponto de vista histórico-científico com o restante património do Jardim Botânico (MNHN), nomeadamente os Herbários, a colecção de gravuras, desenhos e arquivo, esta colecção tem uma importância ímpar em Portugal para a investigação e ensino em botânica, em história da ciência, da indústria, agricultura e ainda para outros campos do conhecimento científico e artístico.

Utilização

A colecção é ocasionalmente utilizada para fins de investigação e de ensino, podendo sê-lo bastante mais. Contrariamente ao exemplares dos herbários, que não devem ser expostos por razões de conservação, este tipo de colecções pode ser exposta permanente ou temporariamente ao público para sua educação e fruição. De resto, uma pequena parte da colecção (c. 120 exemplares) foi exposta em 1999 na exposição temporária ‘Objectos Naturais’. Esta exposição esteve em itinerância por várias instituições portuguesas entre 2000 e 2004. De momento, a colecção encontra-se armazenada.

Estado do inventário

A colecção encontra-se catalogada em papel e em computador. Foi efectuada uma actualização de nomenclatura científica aos espécimens seleccionados para a exposição ‘Objectos Naturais’ (1999).

Documentação

Em qualquer colecção científica, a documentação é de primordial importância pois sem esta os espécimens não possuem valor. A informação científica relevante encontra-se nos rótulos e a restante junto com o arquivo. A informação resultante da investigação ou estudos contemporâneos é acrescentada, enriquecendo a documentação sobre os espécimens.

Estado de Conservação

O estado de conservação da colecção é mau. Muitas madeiras estão atacadas por pestes. A sala onde se encontra não oferece condições de armazenamento. As condições-ambientais não são monitorizadas ou controladas.

Pessoal

Não existe pessoal afecto a esta colecção. Existia uma funcionária (Margarida Jardim), que se reformou recentemente.

Bibliografia

M. Jardim & F. Jorge 1999. Objectos Naturais. Metamorfoses da raiz, caule e folhas. Museu e Jardim Botânico da Universidade de Lisboa.



Autor: Marta C. Lourenço (MCUL) , com o apoio de Margarida Jardim (MNHN).


Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção de Objectos Naturais do Jardim Botânico

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Factos sobre Colecção de Objectos Naturais do Jardim BotânicoFeed RDF
CoberturaSéculos XVIII-XX  +
DenominaçãoColecção de Objectos Naturais (séc. XVIII-XX)  +
DescriçãoColecção composta por materiais naturais e Colecção composta por materiais naturais e processados, artefactos de origem botânica, como amostras de sementes, frutos, resinas, fibras, cascas de árvores e madeiras, com origem no Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda (séc. XVIII e início do séc. XIX), na Escola Politécnica de Lisboa (1837-1911) e na Faculdade de Ciências (1911-década de 1990) aculdade de Ciências (1911-década de 1990)
Dimensãoc. 4.000 exemplares  +
ImagemColeccao-Produtos-Naturais-Jardim-Botanico-01.jpg  +, Coleccao-Produtos-Naturais-Jardim-Botanico-02.jpg  +, Coleccao-Produtos-Naturais-Jardim-Botanico-03.jpg  +, Coleccao-Produtos-Naturais-Jardim-Botanico-04.jpg  +e Coleccao-Produtos-Naturais-Jardim-Botanico-05.jpg  +
Originado emMuseu Nacional de História Natural  +e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa  +
Possuí­do porUniversidade de Lisboa  +
Tem assuntoPatrimónio Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa  +
Tipo de colecçãoObjectos naturais  +
Tutela actualDepartamento de Botânica do Museu Nacional de História Natural  +
URLhttp://www.jb.ul.pt  +
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas