Memória da Universidade:Ontologia

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa

Índice

A ontologia Memoria

A árvore de categorias e as anotações semânticas de Memória da Universidade são definidas a partir de uma ontologia própria, especialmente concebida para uma enciclopédia electrónica da história das universidades, a que demos o nome de Memoria - Ontology for the history of universities.

A última versão (0.1) encontra-se no ficheiro memoria.owl.xml (Gravar como memoria.owl).

A ontologia pode ser vista directamente com o navegador web, mas a melhor forma é utilizando o programa com o qual está a ser desenvolvida, o editor de ontologias Protégé do Stanford Center for Biomedical Informatics Research.

O programa pode ser obtido a partir da respectiva secção de Downloads. Os autores agradecem o registo, mas este é gratuito e, na verdade, facultativo.

Ontologias e projectos de referência

Para além de outras ontologias referenciadas na tabela do Apêndice 1, baseámos o nosso trabalho nos seguintes projectos e documentos:

A hierarquia de classes

Fig. 1. As classes da ontologia Memoria.
Fig. 2. A árvore de categorias de "Memória da Universidade", com as etiquetas em português das classes representadas na figura anterior.

As figuras 1 e 2 visam facilitar a compreensão da estrutura de classes da ontologia. A primeira contém a árvore de classes, com as suas designações e os prefixos dos namespaces que as definem. A segunda é mais facilmente compreensível, representando a mesma árvore, mas com as etiquetas em português, tal como aparecerão na enciclopédia. A ontologia Memoria está a ser desenvolvida tendo em vista a possibilidade da sua aplicação a projectos internacionais semelhantes, no âmbito da história das universidades, pelo que procuramos incluir as notas relativas à definição das classes e propriedades em inglês e as respectivas etiquetas, tanto em inglês como em português.

Algumas das superclasses da ontologia que não contém directamente indivíduos (e que são apenas necessárias para definir a herança de propriedades pelas subclasses), serão omitidas da árvore de categorias visível na enciclopédia. É o caso das classes "Conceitos abstractos" (ptop:Abstract), "Objectos" (ptop:Object), "Agentes" (ptop:Agent) e Localizações (ptop:location).

Esquemas adicionais de classificação

De notar que, em Memória da Universidade, o esqueleto básico da árvore de categorias baseia-se estritamente na distinção das propriedades formais dos seus membros. No entanto, é possível introduzir esquemas adicionais de classificação, utilizando a categoria Assuntos, juntamente com a propriedade geral Tem assunto.

Vejamos o seguinte exemplo. Todas as entradas de carácter biográfico pertencem à categoria Pessoas, sem qualquer subdivisão, porque do ponto de vista das propriedades formais, das anotações semânticas, não existe necessidade de nenhuma distinção adicional. No âmbito de uma enciclopédia desta natureza, não faria sentido dividir a categoria Pessoas em subcategorias como Docentes e Alunos, porque (embora existam propriedades distintas para os indivíduos de cada uma dessas classes) na espessura diacrónica da sua cobertura todos os que foram docentes também foram alunos. Para termos outros esquemas de classificação na categoria Pessoas (ou em outra), podemos criar diferentes categorias ou páginas individuais dentro da arborescência da categoria Assuntos, com subcategorias para "Docentes por faculdade" ou "Alunos por faculdade", ou "Docentes por área de conhecimento", etc. A ligação com as entradas das categorias de Assuntos será feita através da já referida propriedade geral Tem assunto, ou por propriedades específicas de classes, como a propriedade Docente em ou Tem área de conhecimento.

Anotações semânticas

A árvore de categorias encontra-se já relativamente estabilizada, mas ainda há muito a fazer no respeitante às anotações propriamente ditas.

Apêndice

1. Ontologias cujos namespaces são citados em Memoria

Prefixo Namespace
cidoc http://cidoc.ics.forth.gr/OWL/cidoc_v4.2.owl
cyc http://sw.opencyc.org/2009/04/07/concept/en/
dces http://purl.org/dc/elements/1.1/
dcmitype http://purl.org/dc/dcmitype/
dcterms http://dublincore.org/2006/12/18/dcq.rdf
foaf http://xmlns.com/foaf/0.1/
geo http://www.w3.org/2003/01/geo/wgs84_pos
histemm http://www.historiographus.org/owl/histemm.owl
ivoao http://archive.astro.umd.edu/ont/IVOAO.owl
psys http://proton.semanticweb.org/2005/04/protons
ptop http://proton.semanticweb.org/2005/04/protont
pupp http://proton.semanticweb.org/2005/04/protonu
rel http://purl.org/vocab/relationship
swrc http://ontoware.org/frs/download.php/298/swrc_v0.3.owl
university-ont http://www.cs.umd.edu/projects/plus/SHOE/onts/univ1.0.html
vicodi http://herakles.fzi.de/vicodi/vicodi_20040402.html

Jpsdias

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas