Memória da Universidade:Portal comunitário

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa

Memória da Universidade é um projecto aberto à colaboração de unidades, grupos e investigadores individuais interessados na história das universidades em geral, e na história da Universidade de Lisboa em Particular. Nós convidamos todos os investigadores, documentalistas e museólogos, interessados na história da educação e da ciência a participarem neste projecto, contribuindo com entradas, aditamentos e correcções à informação factual, dados bibliográficos e documentais, e com iconografia.

A enciclopédia contará com uma Comissão Editorial própria e prevemos a criação de Grupos de Trabalho temáticos. Para além da colaboração nesses grupos convidamos todos os investigadores individuais e grupos de trabalho, que estejam interessados em colaborar neste projecto, a apresentar as suas propostas.

Esta página inclui o reportório dos investigadores e projectos que contribuem para Memória da Universidade.


Índice

Perfil Biográfico dos Professores Catedráticos da Faculdade de Medicina

Logo-perfil-biog-prof-cat-fmul.jpg

As páginas de Memória da Universidade respeitantes a Professores Catedráticos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa incluem fichas biográficas sintéticas elaboradas por uma equipa de colaboradores da Biblioteca-CDI da FMUL, com base na documentação existente na Biblioteca e na Secção de Expediente e Arquivo da FMUL. A coordenação deste trabalho deveu-se aos Professores Doutores J. Martins e Silva, Victor Oliveira e Luís da Silveira Botelho. Páginas exteriores: biblioteca.fm.ul.pt,[1],[2],[3],[4]

Nas entradas de Memória da Universidade, as fichas do Perfil Biográfico dos Professores Catedráticos da Faculdade de Medicina coexistirão, tanto com eventuais artigos biográficos mais desenvolvidos como com a informação constante das anotações semânticas.

Ver um exemplo em Amado, Luís Hernâni Dias e a lista completa das páginas produzidas pelo Grupo de Trabalho em Perfil Biográfico dos Professores Catedráticos da Faculdade de Medicina

Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa

O Grupo de Trabalho do Património. Da esquerda para a direita: Ana Mehnert Pascoal, Marta Lourenço e Catarina Teixeira.
Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Constituído no âmbito das Comemorações dos 100 Anos da Universidade de Lisboa, para apoiar a realização das acções da linha 100 Locais (Património) (Publicações, Percursos e Topografia da Universidade), este grupo de trabalho é constituído por Marta Lourenço (coordenadora), Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira.

Para o lançamento dos dados no Memória da Universidade, este grupo utiliza principalmente as seguintes categorias e formulários:

Categoria Formulário Exemplo
Colecções

Colecção de Objectos Naturais do Jardim Botânico
Imóveis

Edíficio do Observatório Astronómico de Lisboa
Instrumentos científicos

Obras de arte

Estátua de Egas Moniz por Euclides Vaz

Ver lista completa das páginas produzidas pelo Grupo de Trabalho em Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.


Memórias de professores cientistas da Faculdade de Ciências

Memorias-fcul-capa-400px.png

Conjunto de biografias de professores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, incluídas na obra Memórias de Professores Cientistas. Coord. cient. Ana Simões. Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2001.


Legislação das escolas e faculdades da Universidade de Lisboa

Para o lançamento dos dados no Memória da Universidade, este grupo utiliza principalmente as seguintes categorias e formulários:

Categoria Formulário Exemplo
Textos

Decreto com força de lei de 22 de Março de 1911
Imagens

Ficheiro:DL25317 1935-05-13.jpg

Ver lista completa das páginas produzidas pelo Grupo de Trabalho em Legislação das escolas e faculdades da Universidade de Lisboa.

A Universidade na Toponímia de Lisboa

Grupo de trabalho constituído por José Pedro Sousa Dias, Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira.

Categoria Formulário Exemplo
Topónimos

Rua Professor Celestino da Costa
  1. Atribuído nome de: É o nome da página da pessoa/instituição a que se refere o topónimo (Propriedade de tipo página).
  2. Data inicial: Usar a data do edital.
  3. Denominação do local: Usar para a denominação actual e para denominações anteriores.
  4. Latitude Longitude: As coordenadas de um ponto central do arruamento. Obter pelo Google maps. Introduzir as coordenadas em formato decimal. Usar a notação inglesa, com ponto (.) e não vírgula (,) como separador das décimas. A vírgula (,) separa a latitude da longitude.
  5. Localizado em: É uma propriedade de tipo página. Só usar quando o lugar a introduzir corresponder a uma página em Memória da Universidade, como em Cidade Universitária. Para as freguesias, usar a propriedade seguinte.
  6. Localização administrativa: Freguesia.
  7. Tem assunto: A Universidade na Toponímia de Lisboa - Se a página nova for criada a partir do formulário desta página, este campo é automaticamente preenchido.
  8. Tipo de local: Avenida, Rua, etc. Escolher da lista.

Ex. Avenida Professor Aníbal de Bettencourt

Ver lista completa das páginas produzidas pelo Grupo de Trabalho em A Universidade na Toponímia de Lisboa.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas