Retrato de Afonso Costa por Guilherme Filipe

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Retrato de Afonso Costa por Guilherme Filipe, 1961. (Foto: A. M. Pascoal, Cortesia FD)

Retrato de Afonso Costa por Guilherme Filipe. Tipo: Pintura. Local: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Criador: Guilherme Filipe Teixeira (1899-1971). Construção: 1961. Dimensão: 115 x 87 cm. Material: Óleo sobre tela. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Nota histórica e descritiva

O pintor Guilherme Filipe, discípulo de José Malhoa e de Sorolla e distinto predominantemente na pintura de costumes regionais, realizou, no ano de 1961, um retrato do primeiro director da Faculdade de Estudos Sociais e de Direito, figura ilustre da I República portuguesa, Afonso Costa (1871-1937).

O quadro apresenta Afonso Costa sorrindo e envergando o traje académico, com capa vermelha vibrante. Representado de modo algo informal, afastado dos convencionais retratos académicos, Guilherme Filipe pintou a tela anos após o falecimento de Afonso Costa, certamente com base em fontes iconográficas e tomando liberdade artística para a representação, como modo de homenagem a este distinto professor de Direito.

Documentação

Não se encontrou documentação associada, nem sequer relativa à sua proveniência.

Bibliografia

F. de Pamplona, ‘Guilherme Filipe’, Dicionário de Pintores e Escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal, vol. III, 2ª edição, Livraria Civilização, Lisboa, 1988, p. 98.



Autor: Ana Mehnert Pascoal

Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Retrato de Afonso Costa por Guilherme Filipe

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas