Rocha, Andrée Crabbé

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Andrée Crabbé Rocha (1917-2003).

Rocha, Andrée Crabbé, ou Rocha, Andrée Jeanne Françoise Crabbé (N. Nantes, França, 1917; ob. Coimbra, 2003). Ensaísta e professora universitária belga, nascida em França e naturalizada portuguesa.. Área: Filologia Românica. Docente: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Participa em: Professores afastados da Universidade entre 1926 e 1974. Aluno: Universidade de Bruxelas. Curso: Filologia Românica (PE). Grad.: Universidade de Bruxelas (?). Doutor: Universidade de Lisboa (?). Mentor de: Cintra, Luís Filipe Lindley.


Licenciou-se em Filologia Românica (PE) (1939) pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Bruxelas, apresentando uma dissertação sobre Fialho de Almeida. Terminou o curso com grande distinction. Frequentou o Curso de Férias (1938) da Universidade de Coimbra.

Casou-se em 27 de Julho de 1940 com Adolfo Correia da Rocha (Miguel Torga), adquirindo a nacionalidade portuguesa através do casamento.

Doutorou-se em 1944 na Universidade de Lisboa com uma tese intitulada O Teatro de Garrett. Em 1945 iniciou as funções de Primeiro-Assistente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, trabalhando com Vitorino Nemésio. Residente em Coimbra, deslocava-se semanalmente à capital.

Em 18 de junho de 1947 foi atingida pela vaga de demissões do ensino público, mas prosseguiu a investigação no domínio da Literatura Portuguesa, ao mesmo tempo que dava explicações privadas e aulas na Alliance Française de Coimbra. Só foi readmitida à docência universitária em Abril de 1970, fazendo concurso para Professora Extraordinária da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de que tomou posse a 9 de maio desse ano. Em 1976 pediu transferência para a Universidade de Coimbra, onde lecionou até 1986.

Deixou vasta obra, com destaque para A Epistolografia em Portugal (1965, reed. em 1985).


Bibliografia

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas