Arquivo Histórico do IOP (séc. XX)

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Documentação do Arquivo Histórico do IOP. (Foto: M. Lourenço, Cortesia IOP)

Arquivo Histórico do IOP (séc. XX). Tipo: Arquivo Científico, Histórico e Institucional. Local.: Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. URL: http://www.iop.ul.pt/. Tutela: Instituto de Orientação Profissional. Cobertura: Séc. XX. Dimensão:c. 50 mil documentos. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A Arquivo é propriedade do IOP. O IOP é referido nos Estatutos da Universidade de Lisboa (Despacho Normativo nº 144/92). O IOP tem estatuto próprio em vigor (DR nº 30, II Série de 5 de Fevereiro de 1993), é um instituto dependente da Reitoria e possuindo autonomia técnica, administrativa, financeira e patrimonial (artº 2º). O Arquivo pertence ao Serviço de Biblioteca, Documentação e Recolha de Dados, explicitamente mencionado nos Estatutos (artº 17º).

Na UL desde

1993.

Nota histórica e descritiva

O Arquivo contém a documentação institucional – correspondência institucional e administrativa nacional e estrangeira, documentos de gestão orçamental, fotografias e negativos, escalas de serviço e dados relativos ao pessoal, etc. – relativa à história do IOP desde a sua fundação em 1925. O Arquivo contém igualmente registos de dados de testes e outros estudos efectuados pelo IOP.

Relevância

Para além da importância relativa à história do próprio IOP, o Arquivo é incontornável para a história da psicologia em Portugal, em particular para a história da psicologia experimental e a sua relação com a orientação profissional. O Arquivo possui igualmente um pequeno conjunto de fotografias antigas que são relevantes para o estudo da colecção histórica de instrumentos e de testes psicológicos já que ilustram os laboratórios do IOP em funcionamento (nota: as fotografias encontram-se junto com as colecções).

Utilização

O Arquivo é pouco utilizado, mas pode sê-lo mais, sobretudo por estudantes de pós-graduação e investigadores.

Estado do inventário

O Arquivo encontra-se organizado, mas não catalogado.

Acessibilidade

O Arquivo encontra-se acessível.

Pessoal

Não existe arquivista.

Observações

O IOP possui igualmente uma biblioteca relativa a diversas áreas da psicologia experimental (c. 8000 volumes).

Bibliografia

Instituto de Orientação Profissional 1925-2005, Publicação bilingue, ed. Instituto de Orientação Profissional/Associação Portuguesa de Orientação Escolar e Profissional, Lisboa, 2005.



Autor: Marta C. Lourenço, com o apoio de Helena Rebelo Pinto (IOP), Paula Candeias (IOP) e Maryline de Almeida (IOP) [2007]

Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Arquivo Histórico do IOP (séc. XX)

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas