Colecção Osteológica ‘Silva Telles’ (Depósito da Sociedade de Geografia)

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Colecção Silva Telles (depósito) (Foto: H. Cardoso, Cortesia Museu Bocage/MNHN).

Colecção Osteológica ‘Silva Telles’ (Depósito da Sociedade de Geografia). Local.: Museu Nacional de História Natural. URL: http://www.mnhnc.ul.pt/portal/page?_pageid=418,1391491&_dad=portal&_schema=PORTAL. Tutela: Departamento de Zoologia e Antropologia/Museu Bocage do Museu Nacional de História Natural. Dimensão:c. 700 espécimens. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A Colecção ‘Silva Telles’ não é propriedade da Universidade de Lisboa, mas sim da Sociedade de Geografia. Existe um protocolo de depósito assinado entre o Museu Bocage e a Sociedade de Geografia (2006).

Na UL desde

2006 (em depósito).

Nota Descritiva e Histórica

Colecção constituída por 111+5 crânios humanos, bem como 600 elementos pós-cranianos vários. Foi provavelmente reunida entre 1897 e 1899 por Francisco Xavier da Silva Telles (1860-1930), formada por crânios e ossos humanos retirados dos cemitérios de Luanda, Benguela e Cabinda. Foi entregue à Sociedade de Geografia de Lisboa em 1901, tendo, mais recentemente, estado em depósito no Centro de Antropobiologia do Centro de Investigação Científica Tropical.

Relevância

Esta colecção corresponde a raros examplares osteológicos de populações africanas modernas existentes em instituições portuguesas. Têm importância para estudos populacionais e no âmbito da antropologia forense.

Utilização

Esta colecção serve sobretudo a investigação, podendo apresentar ocasional interesse expositivo.

Estado do inventário

Existe apenas um inventário desta colecção, em papel.

Documentação

A documentação dos espécimens não está muito detalhada, conhecendo-se apenas aspectos gerais da sua origem.

Pessoal

Actualmente não existe ninguém afecto à colecção.

Bibliografia

M. Almeida, L. Lopes, M. Neto, 'Y a-t-il des Vestiges d’Antropophagie dans quelques Crânes de la Collection Silva Telles?', Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa (1997), 115 (1-12): 287-293.

M. Almeida, M. Neto, 'A Propósito de um Crânio Africano e Antropofagia', Trabalhos de Antropolgia e Etnologia (1985), 25: 161-162.

M. Neto, 'Notícia Histórica da Colecção Silva Telles', Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa (1991), 109 (7-12): 72-78.


Autor: Hugo Cardoso (MNHN) [2007]

Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção Osteológica ‘Silva Telles’ (Depósito da Sociedade de Geografia)

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas