Colecção de Instrumentos e Equipamento Científico (séc. XIX–XX)

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Parte da colecção de microscópios (Foto: M. Lourenço, Cortesia Museu Bocage/MNHN)

Colecção de Instrumentos e Equipamento Científico (séc. XIX–XX). Local.: Museu Nacional de História Natural. URL: http://www.mnhnc.ul.pt/. Tutela: Museu Nacional de História Natural. Cobertura: Séculos XIX e XX. Dimensão:c. 100 instrumentos. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A colecção é propriedade do Museu Nacional de História Natural (MNHN). O MNHN é referido nos Estatutos da Universidade de Lisboa (Despacho Normativo nº 144/92) e tem estatuto próprio em vigor (Despacho nº 11002/2003). As colecções não são explicitamente mencionadas no Estatuto.

Na UL desde

1911.

Nota Descritiva e Histórica

A colecção de instrumentos e equipamento científico do Museu Bocage (MNHN) é composta por uma grande diversidade de aparelhos e instrumentos científicos dos séculos XIX e XX. Na sua grande maioria, tratam-se de objectos que sobreviveram ao incêndio de 1978. O equipamento era utilizado correntemente no apoio ao ensino e à investigação das ciências naturais, gradualmente tornou-se obsoleto e foi sendo substituído por equipamento mais moderno e preciso. Hoje, e à excepção de um ou outro aparelho, a sua importância é sobretudo histórica. A colecção é composta por 55 lupas e microscópios, 6 balanças de precisão, várias estufas e fornos e outro tipo de material. A sua origem é variada. Desde a saída da Faculdade de Ciências do edifício que este acervo se encontra disperso por várias salas, gabinetes e laboratórios. Duas das estufas, que se encontram em perfeito estado de funcionamento, ainda são utilizadas em investigação científica.

Relevância

Estes objectos são testemunhos da investigação científica praticada em Portugal nos séculos XIX-XX. Alguns deles apresentam, além do valor histórico e científico, uma vertente artística que hoje em dia já não se encontra nesta tipologia de objectos. Para além destas duas dimensões, existe uma relevância que se encontra directamente associada à história das práticas científicas e de ensino do Museu Bocage (MNHN).

Utilização

Duas estufas ainda são utilizadas pelos investigadores nos laboratórios. Os restantes objectos são utilizados numa vertente expositiva, sendo que alguns estão presentemente em exibição. Podem ser mais utilizados para a história da ciência e da instrumentação.

Estado do inventário

Não inventariada.

Documentação

Que se conheça, não existe documentação associada.

Pessoal

Jorge Prudêncio, Técnico Superior, Licenciatura em Biologia com pós graduação em Museologia e Museografia.

Bibliografia

Nada a acrescentar.


Autor: Jorge Prudêncio (MNHN) [2007]


Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção de Instrumentos e Equipamento Científico (séc. XIX–XX)

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas