Colecção de Modelos e Preparações Didácticas (séc. XVIII–XX) do MNHN

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Modelo em papier-mâché do médico francês Louis Thomas Jerôme Auzoux (1797-1880). (foto: M. Lourenço, Cortesia Museu Bocage/MNHN).

Colecção de Modelos e Preparações Didácticas (séc. XVIII–XX). Local.: Museu Nacional de História Natural. URL: http://www.mnhnc.ul.pt/. Tutela: Museu Nacional de História Natural. Cobertura: Sécs. XVIII-XX. Dimensão:c. 110 modelos e preparações. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A colecção é propriedade do Museu Nacional de História Natural (MNHN). O MNHN é referido nos Estatutos da Universidade de Lisboa (Despacho Normativo nº 144/92) e tem estatuto próprio em vigor (Despacho nº 11002/2003). As colecções não são explicitamente mencionadas no Estatuto.

Na UL desde

1911.

Nota Descritiva e Histórica

Trata-se de um conjunto de cerca de 60 modelos e 50 preparações utilizados no apoio ao ensino das ciências. Cobrem sobretudo os séculos XIX e XX, sendo um ou outro modelo possivelmente do séc. XVIII. A colecção inclui preparações anatómicas, modelos faciais e bustos, modelos de animais e estruturas anatómicas desmontáveis em madeira, entre outros. Todos eles se destinavam à manipulação e à observação directa dos alunos. A colecção encontra-se dispersa por várias salas, gabinetes e laboratórios.

Relevância

A colecção é muito heterogénea e encontra-se por estudar. Porém, os modelos e preparações são testemunhos do ensino experimental científico, em particular do ensino das ciências zoológicas e antropológicas em Portugal. Alguns deles apresentam, além do valor histórico e científico, pormenores de execução e estílisticos simultaneamente de grande rigor científico (para a época, naturalmente) e de grande beleza estética. Merecem particular destaque as preparações anatómicas em líquidos e ainda um crânio articulado, possivelmente proveniente do gabinete de anatomia do Museu Real da Ajuda (século XVIII).

Utilização

Parte da colecção encontra-se em exposição.

Estado do inventário

Não inventariada.

Documentação

Que se conheça, não existe documentação associada.

Pessoal

Jorge Prudêncio, Técnico Superior, Licenciatura em Biologia com pós graduação em Museologia e Museografia.

Bibliografia

Nada a acrescentar.


Autor: Jorge Prudêncio (MNHN) [2007]


Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção de Modelos e Preparações Didácticas (séc. XVIII–XX) do MNHN

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas