Colecção de Pintura Biológica de Alfredo da Conceição (Depósito do ICN)

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Um desenho de Alfredo da Conceição. (Fotos: J. Vicente, cortesia do MMG/MNHN)

Colecção de Pintura Biológica de Alfredo da Conceição (Depósito do ICN). Local.: Museu Nacional de História Natural. URL: http://www.mnhnc.ul.pt/. Tutela: Departamento de Mineralogia e Geologia do Museu Nacional de História Natural. Origem: Instituto de Conservação da Natureza. Dimensão:231 desenhos. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A Colecção de Alfredo da Conceição não é propriedade da Universidade de Lisboa, mas sim do Instituto de Conservação da Natureza (ICN). Existe um protocolo de depósito assinado entre o MNHN e o ICN (1996).

Na UL desde

1996 (em depósito).

Nota Descritiva e Histórica

Trata-se de uma colecção de 231 desenhos biológicos da autoria de Alfredo da Conceição (1919-presente) e realizados enquanto ilustrador do Instituto de Conservação da Natureza. Os desenhos dizem respeito à flora e fauna portuguesas e incluem plantas, moluscos, crustáceos, peixes, cogumelos e leptidópteros. Na sequência de uma exposição realizada no MNHN em 1996, o ICN, por sugestão do próprio Alfredo da Conceição, deixou ficar os desenhos em depósito para que fossem preservados e expostos ao público. Para tal, foi redigido um protocolo assinado por A.M. Galopim de Carvalho, na época director do Museu Nacional de História Natural, e por Maria Teresa Andresen, Presidente do ICN.

Relevância

Alfredo da Conceição é um dos marcos do desenho biológico em Portugal no século XX, sendo citado em Dicionários de Pintores e Escultores Portugueses e tendo ilustrado numerosas obras científicas. A qualidade dos seus desenhos é apreciada em Portugal e no estrangeiro. Trata-se da maior colecção do autor num museu português.

Utilização

A colecção foi exposta no Museu Nacional de História Natural. A colecção é regularmente solicitada, no todo ou em parte, para outras exposições no exterior.

Estado do inventário

A colecção encontra-se inventariada, para além dos dois catálogos existentes.

Documentação

Nada a referir.

Pessoal

A colecção não tem pessoal específico associado. Além da responsável directa pelas reservas – Liliana Póvoas, investigadora do quadro do Museu – está afecto ao acervo geral do MMG um técnico auxiliar do quadro do Museu – João Paulo Carreiro Lopes.

Bibliografia

Conceição, A. da 1994. Exposição de pintura biológica [catálogo]. ICN, Lisboa.

Portas, T. (coord.) 1995. Alfredo da Conceição. Pintura biológica (2ª série) [catálogo]. ICN, Lisboa.




Autor: Marta C. Lourenço, com o apoio de César Lopes (MNHN), João Paulo Carreiro Lopes (MNHN) e Liliana Póvoas (MNHN) [2007; actualizado em 2010]


Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção de Pintura Biológica de Alfredo da Conceição (Depósito do ICN)

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas