Colecção de Biologia Animal da Faculdade de Ciências

Da Memória da Universidade

Ir para: navegação, pesquisa
Pormenor de algumas preparações animais preservadas em álcool (Fotos: A. Pascoal, cortesia DBA_FCUL).

Colecção de Biologia Animal (séc. XX). Tipo: Colecção de ensino. Local.: Departamento de Biologia Animal da FCUL. URL: http://dba.fc.ul.pt. Tutela: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Cobertura: séc. XX. Dimensão:c. 700 espécimes. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A colecção de biologia animal está localizada e pertence ao respectivo Departamento da Faculdade de Ciências, embora não apareça especificamente referida nos seus estatutos, publicados no Diário da República, 2ª Série, nº 26 de 6 de Fevereiro de 2009.

Na UL desde

A década de 60 do séc. XX

Nota Descritiva e Histórica

A colecção de biologia animal encontra-se localizada no Departamento de Biologia Animal. O Departamento foi criado ao abrigo da portaria nº 634/83 de 31 de Maio, com o regulamento do designado Departamento de Zoologia e Antropologia, uma unidade de ensino e investigação da Faculdade de Ciências. A colecção é composta por c. 500 espécimes preservados em álcool e em bioplástico, c. 50 espécimes taxidermizados, crânios, c. 100 tabuleiros e caixas com centenas de preparações histológicas, de meados da década de 60 do séc. XX e provenientes do Laboratório de Zoologia da Faculdade de Ciências, assim como, c. 50 painéis didácticos da década de 70 do séc. XX.

Relevância

A relevância da colecção é essencialmente pedagógica, dado que se trata de uma colecção de ensino de espécimes animais, do Departamento de Biologia Animal da FCUL. Alguns exemplares adquirem maior relevância histórica, nomeadamente as preparações histológicas dos anos 60 pertencentes à Faculdade ainda instalada na Escola Politécnica, uma colecção que se encontra por estudar.

Utilização

O acervo de biologia animal é uma colecção de ensino experimental do Departamento de Biologia Animal da FCUL, utilizada na licenciatura e mestrado.

Estado do inventário

A colecção não se encontra inventariada em suporte de papel, embora em todas as espécies existam etiquetas, como por exemplo, nas preparações animais preservadas em álcool, com a identificação do sub-reino, filo, sub-filo e classe.

Documentação

Não se registou documentação associada.

Pessoal

Prof. Pedro Miguel Alfaia Barcia Ré (Director do DBA e responsável pela colecção de Biologia Animal).

Bibliografia

Nada a acrescentar.



Autor: Catarina Teixeira


Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção de Biologia Animal da Faculdade de Ciências

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas