Biblioteca do Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana (séc. XIX e XX)

Da Memória da Universidade

Revisão das 12h35min de 11 de Janeiro de 2012 por Anamehnertpascoal (discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Um panorama da Sala de Leitura da Biblioteca do IBCP (Foto: M. Lourenço, Cortesia IBCP)

Biblioteca do Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana (séc. XIX e XX). Local.: Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana. Cobertura: Séculos XIX e XX. Dimensão:9.000 a 10.000 volumes. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

O Instituto Bacteriológico Câmara Pestana (IBCP) depende directamente da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Na UL desde

O IBCP encontra-se na UL desde a sua fundação em 1911. Foi criado em 1892 e entre 1911 e 1989 funcionou como estabelecimento anexo da Faculdade de Medicina.

Data

A Biblioteca do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana possui volumes e periódicos dos séculos XIX e XX.

Nota descritiva e histórica

A Biblioteca foi constituída com o próprio Instituto Bacteriológico Câmara Pestana em 1892 com as funções de complementar as suas três missões primordiais: ensino, investigação e serviço público em microbiologia e medicina experimental. Possui hoje cerca de 9 a 10 mil volumes do que mais actual foi sendo publicado nas áreas, sobretudo periódicos nacionais e internacionais. Desde 2004 quase se não efectuam aquisições (apenas 4) por falta de verba.

Relevância

O fundo bibliográfico do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana é, pela sua quantidade e qualidade, uma dos mais importantes do país para a história da ciência em Portugal, sobretudo ao nível da bacteriologia, microbiologia e medicina experimental. Desde 1907 que o Instituto Bacteriológico Câmara Pestana publica o seu próprio periódico científico – os Archivos do Real Instituto Bacteriológico Câmara Pestana. Para além disso, muitos dos periódicos possuem relevo para a investigação e ensino da medicina actuais.

Estado do inventário

A Biblioteca está catalogada em suporte de papel e parcialmente acessível na internet através do SIBUL e na APDIS (Associação Portuguesa para a Documentação e Informação para a Saúde).

Acessibilidade

A Biblioteca do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana destina-se à actualização do pessoal da Instituição e a consulta exterior, tendo uma importante componente no âmbito da história da microbiologia útil aos investigadores e estudantes de pós-graduação em medicina e história da ciência. Encontra-se acessível, apesar das dificuldades de pessoal.

Pessoal

Existem actualmente duas funcionárias, para além da responsável pela Biblioteca.

Observações

O Instituto Bacteriológico Câmara Pestana possui ainda um pequeno arquivo do tipo histórico-científico que inclui documentação relativa à história da instituição (correspondência, plantas antigas, documentos administrativos diversos). Este arquivo encontra-se por organizar.

Bibliografia

Processo de Classificação de Imóvel de Interesse Público. Documento interno não publicado. Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, 2000.



Autor: Marta C. Lourenço, com o apoio de Rui Oliveira (IBCP), Margarida Cunha (IBCP) e Juvenália Borges (IBCP) [2007]

Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Biblioteca do Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana (séc. XIX e XX)

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas