Colecção de Painéis Didácticos (séc. XIX–XX) do MNHN

Da Memória da Universidade

Revisão das 14h55min de 18 de Janeiro de 2012 por Anamehnertpascoal (discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Um pormenor da colecção de painéis didácticos do Museu Bocage (foto: J. Prudêncio, cortesia Museu Bocage/MNHN).

Colecção de Painéis Didácticos (séc. XIX–XX) do MNHN. Local.: Museu Nacional de História Natural. URL: http://www.mnhnc.ul.pt/. Tutela: Departamento de Zoologia e Antropologia/Museu Bocage do Museu Nacional de História Natural. Cobertura: Séculos XIX-XX. Dimensão:c. 100 painéis. Assunto: Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa.

Enquadramento institucional e legal

A colecção é propriedade do Museu Nacional de História Natural (MNHN). O MNHN é referido nos Estatutos da Universidade de Lisboa (Despacho Normativo nº 144/92) e tem estatuto próprio em vigor (Despacho nº 11002/2003). As colecções não são explicitamente mencionadas no Estatuto.

Na UL desde

1911.

Nota Descritiva e Histórica

Trata-se de um conjunto de cerca de 100 painéis – mapas, desenhos e esquemas didácticos – em tela e em papel utilizados no apoio ao ensino das ciências. Cobrem sobretudo os séculos XIX e XX. A origem não está estudada, sendo alguns exemplares de produção seriada, sobretudo alemã, existindo igualmente alguns painéis produzidos e desenhados por professores, técnicos e estudantes da Escola Politécnica e da Faculdade de Ciências. Os painéis sobreviveram ao incêndio de 78, tendo sido encontrados há quatro anos nos sótãos do Museu.

Relevância

A colecção encontra-se por estudar. Porém, os painéis apresentam grande detalhe, qualidade e rigor científico. Muitos deles possuem igualmente valor estético. São relevantes para a história da ciência portuguesa, em particular para a história do ensino das ciências experimentais. A importância dos painéis torna-se acrescida se os considerarmos em conjunto com a Colecção de Modelos e Preparações didácticas igualmente existente no Museu Bocage (MNHN). Deve ainda mencionar-se a sua raridade em colecções portuguesas, dado que esta tipologia de painéis era muito manuseada, não lhes era atribuído geralmente qualquer valor ou interesse patrimonial e frequentemente eram deitados fora. Os Museus da Politécnica possuem a mais importante colecção portuguesa de painéis didácticos dos séculos XIX e XX, cobrindo todas as áreas das ciências desde a zoologia à botânica, astronomia, física, química e matemática.

Utilização

A colecção encontra-se armazenada a aguardar inventário, estudo e restauro.

Estado do inventário

Não inventariada.

Documentação

Que se conheça, não existe documentação associada.

Pessoal

Jorge Prudêncio, Técnico Superior, Licenciatura em Biologia com pós graduação em Museologia e Museografia.

Bibliografia

Nada a acrescentar.


Autor: Jorge Prudêncio (MNHN) [2007]


Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa:

Colecção de Painéis Didácticos (séc. XIX–XX) do MNHN

Pelo Grupo de Trabalho constituído por Marta Lourenço, Ana Mehnert Pascoal e Catarina Teixeira

Logo-Levantamento-Patrimonio-UL.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas